Você está em: Notícias»Câmara Resgata Livro de Atas de 1840

Câmara Resgata Livro de Atas de 1840

Na noite da última segunda, 24 de julho de 2017, durante sessão solene realizada na sede do Legislativo, os vereadores receberam um livro de atas datado de 1840, que é, provavelmente, o primeiro registro da atuação do Poder Legislativo em Oliveira. A relíquia se encontrava com um colecionador de antiguidades da cidade de Formiga, senhor Rubens Ázaras, e por intermédio dos parlamentares oliveirenses e formiguenses voltou a integrar o acervo documental histórico e cultural do Município. A presidente do Legislativo de Formiga, vereadora Wilse Marques Faria, acompanhou seu conterrâneo benfeitor durante a celebração na qual ambos foram devidamente homenageados pela doação do item inestimável. Rubens trouxe, ainda, um desenho que ele acredita ser um esboço da bandeira oliveirense, o mesmo se encontrava deteriorado junto ao livro. O colecionador disse ter adquirido o material em uma feira popular realizada em Belo Horizonte, em meados dos anos de 1990. Oliveira era apenas uma Vila quando a primeira Câmara Municipal foi eleita em 1839, os membros, como era o costume na época, foram eleitos por mesas paroquiais no interior das igrejas. Essa primeira formação atuou em caráter interino, durante seis meses apenas, a partir de 1840. A segunda Câmara veio no ano seguinte e se estendeu até 1845. É nesse contexto que o Livro foi redigido e, portanto, veio tornar tangível uma relevante parcela da memória oliveirense. O documento extrapola a matéria e insurge contra o tempo, honrando a lembrança dos nossos antepassados e materializando nossa história. Embora relativamente bem conservado para a idade, o item deve ser cuidadosamente restaurado e posteriormente digitalizado para apreciação popular.