Você está em: Notícias»SECRETÁRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FALA SOBRE MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO À CRISE CAUSADA PELA PANDEMIA

Convocada pela vereadora Maria Amanda Vargas de Almeida Sardinha, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Saiuri Nageishi Biancardi, ocupou a tribuna da Câmara durante a Décima Primeira Reunião Ordinária, realizada ontem, para apresentar ações e políticas públicas voltadas à redução dos danos sócio-econômicos causados pela pandemia de coronavírus. A secretária afirmou que a busca por atendimento aumentou cinco vezes nesse período de vulnerabilidade e instabilidade. Ela acredita que os recursos do setor serão expandidos além da previsão orçamentária, mas até o momento tem contado com o apoio de doações. Como foi o caso de uma parceria da secretaria com a iniciativa privada, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e cidadãos comuns para aquisição e doação de 590 cestas básicas, além de 300 cedidas pela própria Assistência Social. A oradora citou também o redirecionamento dos alimentos da merenda escolar para a pasta. Os mantimentos estão sendo distribuídos às famílias dos alunos mais carentes, muitas das quais já são acompanhadas pelo departamento. Quando indagada sobre os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Juliana disse que mesmo sem encontros, permanecem monitorados remotamente e visitas são feitas quando necessário. Quanto ao fornecimento de EPIs, ela contou que o material está sendo fornecido aos servidores da pasta, que seguem rigorosamente as orientações de distanciamento, higienização constante de ambientes e uso de máscaras e álcool. Também participaram da apresentação a diretora de Assistência Social, Letícia Siqueira Lemos e a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Ana Paula de Almeida.