Você está em: Notícias»SECRETÁRIO DE SAÚDE PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À COVID-19

O secretário municipal de Saúde, Lucas Lasmar, em atendimento ao Requerimento de Convocação nº 104 de autoria da vereadora Maria Amanda Vargas de Almeida Sardinha, compareceu à reunião ordinária do dia 18 de maio, acompanhado pelas coordenadoras de Atenção Primária, Fernanda de Lima Sabino e de Vigilância em Saúde, Luciene Cruz. Eles apresentaram informações atuais sobre as políticas públicas voltadas ao combate, prevenção e solução de problemas relacionados à pandemia de COVID-19. Falaram sobre a instalação de barreiras acrílicas em todas as unidades de Saúde e a compra massiva de insumos hospitalares: capotes, máscaras cirúrgicas descartáveis e N-95 (reutilizáveis). Afirmaram também que não faltam EPIs para os servidores e contaram que os encarregados pela limpeza das repartições receberão uma espécie de capa protetora em breve. Ainda sobre os cuidados com os profissionais da Saúde, informaram que houve afastamento de 60 deles por pertencerem ao grupo de risco, fato que exigiu a realocação de alguns profissionais para amenizar o impacto. Alguns parlamentares pediram mais ações para conscientização da população, pois muita gente não estaria utilizando máscaras. Ao ser questionado sobre a fiscalização para checar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Executivo, Lasmar informou que é de responsabilidade dos fiscais da Saúde, Obras e Fazenda. Sobre as barreiras sanitárias nas entradas da cidade, o secretário disse que está reformulando o serviço e providenciando a substituição de funcionários ineficientes. Quanto à disponibilidade de testes, a coordenadora de Vigilância em Saúde explicou que sua utilização segue critérios técnicos preestabelecidos e a quantidade enviada pelo Estado depende de fatores como a estimativa populacional. Os três oradores integram o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde Pública contra o Coronavirus / Covid-19. Eles garantiram que todas as orientações expedidas pela secretaria de Saúde são embasadas em um protocolo de manejo oficial. Já as ações em âmbito local, são pautadas por fatores diversos como: efeitos na economia, número de infectados, leitos disponíveis no Hospital, dentre outros. Foi assim com a flexibilização do comércio e seu horário de funcionamento. Membros do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Acinol, Pronto Atendimento Municipal e Hospital São Judas Tadeu também compõem o comitê municipal. A apresentação foi encerrada pelo secretário com a exibição do projeto de ampliação da Santa Casa. A obra já está em andamento, em cima do PAM, no antigo Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Para evitar a contaminação de outros pacientes, a nova ala ficará isolada, terá entrada independente e abrigará apenas enfermos com COVID-19. O doente só passará pela área comum do Hospital quando precisar se submeter a uma tomografia, mas, para isso, estará envolto em uma cápsula especial. O Executivo investiu duzentos e cinqüenta mil reais na reforma, que é administrada pelo HSJT e deve ser concluída em 1º de junho.