MUTIRÃO GERA MAIS DE 420 CARTEIRAS DE IDENTIDADE
Em ação conjunta, CMO e PCMG atendem centenas de pessoas em um único dia
Publicado em 21/06/2024 08:37 - Atualizado em 21/06/2024 09:50
No dia 14 de junho (sexta-feira), a Câmara Municipal de Oliveira e a Polícia Civil de Minas Gerais realizaram um Mutirão Para Emissão de Carteiras de Identidade, na sede do Poder Legislativo. Em um feito histórico, foram gerados mais de 420 documentos, que serão entregues em domicílio ou retirados na CMO, conforme a preferência do solicitante.
Recepcionados pelo presidente do Legislativo, vereador Ederson de Souza da Silveira, 11 agentes da PCMG chegaram ao município ainda na noite de quinta-feira e prepararam o plenário para o dia seguinte com a ajuda de servidores da Câmara. Os funcionários da CMO também foram fundamentais durante o Mutirão, quando cooperaram com os policiais, organizando e agilizando o atendimento das centenas de pessoas que passaram pela Casa, das 08 às 17 horas. Houve ainda o atendimento domiciliar de um idoso com locomoção limitada.
O CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), dias antes, já havia realizado um cadastro com a triagem de documentos e a distribuição de 400 senhas, ação que deixou os procedimentos da Polícia ainda mais dinâmicos. Essa agilidade permitiu ainda que outros requerentes fossem chamados e, como resultado desse esforço conjunto, as previsões mais otimistas foram superadas, culminando em cerca de duas dezenas de carteiras acima da meta. Toda a gigantesca fila formada em volta da Câmara desde as primeiras horas da manhã foi devidamente atendida.
Já em 17 de junho (segunda-feira), dia útil seguinte ao Mutirão, uma nova movimentação surpreendeu quem passava pela sede do Poder Legislativo, pois começava a obra de expansão do prédio. Para o anexo em construção está previsto um Posto de Identificação que, por meio de uma parceria entre a Câmara e a Polícia Civil, passará a emitir carteiras de identidade permanentemente.
As novas dependências devem ser concluídas em quatro meses e abrigarão também o PAPRE - Posto de Atendimento Pré-processual, órgão vinculado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, cuja função é realizar audiências destinadas à conciliação das partes por meio do diálogo, resolvendo, assim, pequenas demandas e evitando que estas cheguem às vias judiciais.
Os dois empreendimentos, juntamente com a agência do Ministério do Trabalho e o CAC, já implantados na Casa, formarão um Núcleo de Cidadania que expandirá significativamente os atendimentos da Câmara à população. Deste modo, com muito trabalho e serviços públicos de qualidade, a CMO pretende estreitar os laços com a comunidade, aproximando, cada vez mais, o cidadão do Legislativo Municipal.
por Comunicação